quinta-feira, 2 de julho de 2009

A Origem da Família Monteiro

Por Roberto Sandoval rlavodnas@hotmail.com ou rlavodnas@gmail.com

Cap. I – Rui Monteiro

Rui Monteiro foi um Fidalgo muito conhecido no tempo de El Rei D. Afonso Henriques (séc. XII) e seu Monteiro Mor ofício de que dizem tomara o apelido. Outros dizem que era filho de D. Monteiro , ou Montario, e neto de D. Soeiro Viegas de que falam as Memórias de El Rei D. Afonso III ; e era o dito Rui Monteiro pai de Egas Monteiro; viveu Rui Monteiro em Penaguião e além dos bens que possuiu no dito Concelho teve o Padroado de S. Ovaya de Andufe; foi muito rico, e poderoso.
Casou com Elvira Gonçalves , filha de Gonçalo Moniz e sua mulher Maria Annes e deixaram os seguintes filhos :

1) Egas Monteiro , que segue
2) Fernão Rodrigues Monteiro 4º M.e de Aviz em Portugal e fundador da mesma vila em 1223
3) Moninho Monteiro Padroeiro da Igreja de Valadares em Baião , c.g.
4) Rui Monteiro

Cap. II – Egas Monteiro

Sucedeu na Casa de seu pai e foi Padroeiro da Igreja de Andufe , viveu em Penaguião no tempo do Rei D. Sancho I e D. Afonso II. Consta das Inquirições que mandou fazer El Rei D. Afonso III ser Padroeiro de S. Ovaya de Andufe. Casou-se , deixando os seguintes filhos :

1) Paio Monteiro , que segue
2) Monio Monteiro que teve filhos e netos que possuíram a Igreja de Valadares em Baião

Cap. III – Paio Monteiro

Viveu na freguesia de S. Adrião de Sever, Concelho de Penaguião, e possuiu fazendas em Fontes que haviam sido de sua bisavô Maria Annes como consta das Inquirições que mandou fazer El Rei D. Afonso III em Riba Douro fala nele o Conde D. Pedro ttº. 66 plan. 365.
Casou com Teresa Annes filha de João Soares e sua mulher D. Teresa Gonçalves filha de Gonçalo Gonçalves Bezerra no ttº. de Bezerras § .... N....; consta D. Pedro ttº. 66, fls. 362, N 2; ela tornou a casar com Rui Mendes da Fonseca, c.g.
Paio Monteiro e s/m Teresa Annes deixaram os seguintes filhos :

1) Martim Pais Monteiro , que segue
2) Gonçalo Pais Monteiro Abade de Sandim, e Cônego de Lamego que teve João Monteiro Legitimado por El Rei D. Diniz como consta do Livro das Legitimações do mesmo Rei.

Cap. IV – Martim Pais Monteiro

Sucedeu na Casa de seu pai e viveu em Taboadelo da freguesia de Fontes no tempo de El Rei D. Afonso III e do Rei D. Diniz. O Conde D. Pedro lhe não nomeia mulher com quem casou , e Cabedo diz chamar-se D. Mariana o que não é presumível por não ser este nome do uso daqueles tempos. Deixou como filho Nuno Martins Monteiro.

Cap. V – Nuno Martins Monteiro

Foi Senhor da Casa de seu pai, viveu em Penaguião reinando D. Afonso IV; dele se faz menção num Prazo do Mosteiro de Tarouca. Casou-se deixando os seguintes filhos :

1) Afonso Nunes Monteiro , que segue
2) Gonçalo Nunes Monteiro
3) Tomé Nunes Monteiro Progenitor dos Monteiros Correias Montenegros

Cap. VI – Afonso Nunes Monteiro

Sucedeu na Casa de seu pai , viveu no Porto em tempos dos Reis D. Fernando e D. João I a quem serviu. Deixou os seguintes filhos :

1) Martim Afonso Monteiro , que segue
2) João Afonso Monteiro
3) Rodrigo Afonso Monteiro Legitimado por El Rei D. João I o Progenitor dos de Évora

Cap. VII – Martim Afonso Monteiro

Foi Senhor da Casa de seu pai , viveu no Porto , era vereador naquela cidade no ano de 1325 reinando El Rei D. João I como consta de um prazo da Câmara feito naquele ano. Casou-se deixando os seguintes filhos :

1) Lopo Martins Monteiro , que segue
2) João Martins Monteiro, que dizem ser progenitor dos de Borba e deste faz menção um prazo do Hospital de Lisboa.
3) Fernão Martins Monteiro.

Cap. VIII – Lopo Martins Monteiro

Sucedeu na Casa de seu pai e viveu no Porto no tempo de El Rei D. Duarte e D. Afonso V como consta de um Padrão que diz viu Manuel de Sousa da Silva. Casou-se deixando os seguintes filhos :

1) Gonçalo Monteiro , que segue
2) Leonor Monteiro 2ª mulher de Fernão de Lucena c.g. no tº. de Lucenas ; tinha sido primeira vez casada com João Pinto de Vasconcelos.

Cap. IX – Gonçalo Monteiro

Sucedeu na Casa de seu pai , serviu ao Infante D. Fernando Duque de Viseu como consta de um Brasão que se passou a seu neto Gonçalo Monteiro em 8 de Novembro de 1545. El Rei D. Afonso V o mandou à Beira para juntar as Pratas das Igrejas que lhe pediu emprestadas para as necessidades da guerra , e com esta ocasião casou no Lugar de Quintela do Concelho de Tarouca com Isabel Rodrigues de Vasconcelos filha de Rui Gonçalves de Sequeira e sua mulher Inês Annes de Vasconcelos filha de Azuil Cardoso, ou sua irmã diz uma Cota. Deixou os seguintes filhos :

1) Rui Monteiro Homem de Vasconcelos
2) Lopo Monteiro , que segue
3) Álvaro Monteiro
4) João Monteiro
5) Gonçalo Monteiro

Cap. X – Lopo Monteiro

Sucedeu na Casa de seu pai , viveu em Barro e foi cidadão do Porto como se prova do mesmo Brasão acima alegado. Casou com Guiomar de Oliveira como consta do Prazo que lhe fez o Mosteiro de Tarouca da honra da Touca em 1495 , o qual deu em dote a filha Guiomar Monteiro. Deixaram os seguintes filhos :

1) Gaspar Monteiro , que segue
2) Guiomar Monteiro mulher de Gonçalo Vaz Pinto Sr. da quinta da Rede a quem se renovou o prazo da dita quinta em 1561, s.g.

Cap. XI – Gaspar Monteiro

Foi Fidalgo da Casa de El Rei D. João III como consta do mesmo Brasão que se lhe passou naquele tempo. Casou com Catarina Dias que dizem era sobrinha do Frei Gaspar Dias Comendador do Barro na Ordem de S. João. Deixaram os filhos :

1) Lopo Martins Monteiro
2) Mécia Monteiro mulher de Baltazar de Alvarenga Soeiro de Lamego , que segue

Cap. XII – Mécia Monteiro

Casou com Baltazar de Alvarenga Soeiro morador em Lamego , filho de Bernardo Álvares Alvarenga, ou Alvergaria, irmão de Gonçalo Vaz, e neto de Álvaro Annes Soeiro de Alvarenga, ou Alvergaria e sua mulher ...... Cardoso, 2º neto de Soeiro Fernandes de Alvergaria, e 3º neto de Fernão Soares, ou Soeiro ttº. de Soares de Albergaria § 32 N .....; Álvaro Annes Soeiro de Alvergaria era fº. de Soeiro Fernandes d’Albergaria, e neto de Fernão Soeiro d’Albergaria, e 2º neto de Soeiro Fernandes e sua prima Sancha Álvares no ttº. de Soares d’Albergaria § 32 N 9. Deixaram os seguintes filhos :

1) Manuel Monteiro de Alvarenga , que segue
2) Belchior Monteiro, s.g.
3) Baltazar Monteiro, na Índia
4) Gaspar Monteiro, na Índia

Cap. XIII – Manoel Monteiro de Alvarenga

Casou em Baldigem com Andreza de Mesquita filha de António de Araújo de Mesquita , que outros chamam António Carvalho de Mesquita que parece filho de Rui de Nisa Morgado de Nisa e Morgado de Lordelo. Deixaram os seguintes filhos :

1) Belchior Monteiro de Alvarenga
2) Gaspar Monteiro Sabogoa

As informações acima são provenientes de Felgueiras Gayo e que segundo Silva Leme , o mesmo Manoel Monteiro de Alvarenga , filho de Mécia Monteiro e de seu marido Baltazar de Alvarenga Soeiro , foi casado com Guiomar de Castilhos e que deixaram a filha Guiomar de Alvarenga , nascida por 1610 na cidade do Rio de Janeiro. E que por esta filha , segue :

Cap. XIV – Guiomar de Alvarenga

Foi casada com o capitão Francisco Álvares Correa , natural de Vila Real , Portugal. Deixaram , pelo menos , a filha Maria Moreira , nascida em Mogi das Cruzes , SP , por 1636 e falecida em Taubaté , SP , aos 23/05/1675 , tendo se casado , por 1652 , com o Alcaide Mor Manoel Vieira Sarmento , cujo casal e seus descendentes seguem através do Cap. IV do seguinte Blog :
http://taubatecaconde.blogspot.com/

[em construção]

10 comentários:

  1. gostaria de mais informacoes mas gostei muito

    ResponderExcluir
  2. O meu nome é Sandrina Monteiro e sou de Santa Marta de Penaguião. É engraçado que a origem do nome seja mesmo de lá. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou descendente de José Monteiro de Santa Marta também.

      Excluir
    2. Mande mais notícias da família monteiro. Procuro parentes pois quero muito conhecer meus familiares distante. De Santa Marta de penaguiao Fontes.
      laurijanecortez@gmail.com

      Excluir
  3. Por favor mande-me mais
    noticias sobre a familia MONTEIRO
    pois pertenço a ela.

    Muito Obrigado..

    carlosreghis@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. SOU ISAIAS MONTEIRO DE ASSAI PARANA FILHO DE ORLANDO MONTEIRO ARARANGUA SANTA CATARINA E NETO DE ANTONIO MONTEIRO DE ARARANGUA SC [DIDI] GOSTEI MUITO DE VER TUDO ISTO DAS FAMILIAS MONTEIRO A QUEM PERTENÇO 9/6/2011 19.50HS

    ResponderExcluir
  5. Eu sou mesaque ismael monteiro filho de João Monteiro dos Santos é neto de Manoel Monteiro dos Santos

    msn mesaquemonteiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. quem quiser ADD ai thiagosbmonteiro@hotmail.com
    Afinal é nossa família =]
    gostei muito de saber tanto sobre esse lindo nome que possuo no RG =]

    ResponderExcluir
  7. Pertenço a família Monteiro se santa marta de penaguiao na freguesia de Fontes. Quem for da mesma família me procure laurijanecortez@gmail.com

    ResponderExcluir